Lindos coelhos que estão assistindo um fabuloso espetáculo de circo com direito a malabaristas e mágicos
Encantam os olhos das crianças e dos adultos que vão visitar a exposição "A Magia da Páscoa" no Shopping Center Iguatemi, em São Paulo. A artista plástica Suzy Gheler é a responsável pela montagem e criação dos bonecos gigantes que compõem essa magnífica exposição que é uma "homenagem ao coelho", segundo ela.
Suzy Gheler já nasceu entre as bonecas, na sua infância teve uma imensa coleção delas. A artista plástica adora criar os bonecos, que sempre se destacam pela originalidade. Além de ser autodidata, é muito detalhista.
Quem estiver em São Paulo, não pode deixar de ver a "Magia da Páscoa" que ficará até o dia 17 de abril.
WM - Qual a sua formação?
Suzy Gheler - Sou absolutamente autodidata. Nunca fiz um curso, aliás, a minha formação foi no dia em que nasci.
WM - Por que você escolheu como tema o circo para montar o cenário da páscoa?
Suzy Gheler - Já faço os trabalho para o Shopping Center Iguatemi há quatro anos e sou exclusiva deles. O período que faço é a páscoa. Minha especialidade é criação de bonecos. Então, quis fazer alguma coisa diferente, por isso, para homenagear o coelho e decidi que ele estaria assistindo um espetáculo circense. Assim fica mais criativo e bem-humorado.
O meu primeiro trabalho de páscoa aqui no Iguatemi era só de coelhos, mas cada vez mais quero inventar um tema diferente para o coelho. Como o significado da páscoa é vida e criação; e o circo simboliza o show da vida, porque você precisa ser um pouco malabarista, equilibrista, bailarina, mágico e é palhaço que mesmo chateado tem que dar risada no dia a dia. Então, fiz uma união entre a vida, que é o ovo de páscoa e o coelho, e o show da vida.
WM - Em quanto tempo você criou essa exposição?
Suzy Gheler - Exatamente há um ano, assim que tirei do Iguatemi a exposição dos 500 anos de Brasil, já tinha em mente fazer a páscoa. Até o último minuto ainda estou criando mais alguma coisa, porque a criação não tem limite.
WM - Das quatro exposição que você fez no Shopping Center Iguatemi, qual foi a sua favorita?
Suzy Gheler - A próxima. Sempre é a próxima.
WM - Na montagem da "Magia da Páscoa" quais foram as principais dificuldades?
Suzy Gheler - Foram 4 meses de trabalho fora do shopping e em 20 dias você precisa montar tudo dentro do Iguatemi. Os problemas começaram já na colocação do piso que esperávamos colocar em um dia e acabamos demorando três, então vão acontecendo pequenos problemas que no final os 20 dias foi pouco para montagem.
WM - Na sua opinião, qual é o espírito da páscoa hoje em dia?
Suzy Gheler - Acho que é confraternização, alegria e criação. Acho tão linda a páscoa, o coelho que representa é alegre e bonito.
WM - O que você fez com a sua coleção de bonecos que teve na sua infância?
Suzy Gheler - Tenho duas filhas mulheres e eu dei todos os meus brinquedos para elas, inclusive a minha coleção de bárbies - adivinha o que aconteceu? Elas destroçaram todos os meus brinquedos. Hoje em dia, sobraram apenas três bonecas que não deixei ninguém mexer.
WM - Você tem só as duas filhas? E é casada?
Suzy Gheler - Não, tenho três filhos, duas meninas e um menino. E sou casada também.
WM - A sua vida profissional atrapalha a pessoal?
Suzy Gheler - Vivo as duas intensamente. Aliás, atualmente, uma está ligada a outra. Já trabalho há vinte anos com bonecos, e meu marido e os meus filhos adoram esse trabalham e dão muito apoio. A minha filha do meio, que tem vinte anos, é minha assistente de montagem e me ajuda muito. Os meus dois outros filhos têm o maior orgulho.
WM - Na linha de exposições cenográficas, o seu trabalho é divido em partes distintas. Quais delas a você mais gosta?
Suzy Gheler - Na verdade, a minhas exposições podem ser de duas maneiras: cultural, que é quando existe um tema - por exemplo, páscoa e 500 anos. E tem um outro lado que pode ser que institucional, quando um patrocinador me deixa criar uma história que também é bem divertido. Mas, basicamente, quando é cultural gosto mais porque consigo me aprofundar em estudos históricos e tudo mais e transformo do meu jeito.
WM - A senhora se sente realizada?
Suzy Gheler - Absolutamente.
WM - Qual o papel da religiosidade em sua vida?
Suzy Gheler - É muito importante. Acredito em Deus. Qualquer que seja a religião, precisa ter fé. Acho que todo mundo precisa ter uma religião para todos os momentos, não só na hora da aflição. Para o dia a dia, a religião dá um alento muito grande.
WM - Quais artistas plásticos, sendo brasileiros ou não, que a senhora mais admira?
Suzy Gheler - Tem vários, mas tem um especial que me dou muito bem que é o Gustavo Rosa. Inclusive, já fizemos um trabalho juntos. E os quadros dele também tem uns bonecos.
WM - Quais são os seus projetos futuros?
Suzy Gheler - Novas exposição no Shopping Iguatemi
WM - O que a senhora sugere para quem está começando na carreira de artista plástica?
Suzy Gheler - A coisa mais importante é a perseverança, a categoria do trabalho e o prazo de entrega. Com essas coisas, nos meus vinte anos de trabalho, sempre tomei muito cuidado. Sou absolutamente perfeccionista, por isso, vou ver a exposição no Iguatemi todos os dias para verificar se está tudo bem. Acho que, hoje em dia, conta a qualidade, que precisa ser perfeita e o custo baixo também.
WM - Tem algum recado final para nossas leitoras?
Suzy Gheler - Minha mensagem é que todos venham ver esse trabalho que foi feito com muito carinho. É uma manifestação minha de amor, acho que a minha missão é essa: Trazer alegria para o mundo.
Fonte: WMulher